sábado, 30 de abril de 2011

DENGUE: CADA PESSOA PRECISA FAZER SUA PARTE



Você sabia que , por ano, cerca de cem milhões de pessoas no mundo pegam dengue?
No Brasil, 16 estados estão correndo o risco de uma epidemia. Dr. Guilherme falou sobre os sintomas da doença: “A dengue tem um início súbito, a pessoa está bem e de repente ela tem uma febre e começa a passar mal, tem dores ao redor dos olhos, nas articulações, ou seja, mais na região ocular. Ela também vai ter dor no corpo, nas juntas, e começa a aparecer umas manchinhas vermelhas, mas isso já é sintoma de dengue hemorrágica”.

Qual a diferença entre os sintomas da dengue clássica e hemorrágica? “A dengue clássica apresenta dor de cabeça, no corpo, nas articulações, febre alta, pode ter diarréia e vômito. Se a dengue for hemorrágica, além desses sintomas, três ou quatro dias depois você pode sentir mais cansaço, sensação de desmaio ao se levantar e também perceber as manchinhas vermelhas. A dengue hemorrágica não é necessariamente uma hemorragia, você pode ter só um sangramento na gengiva, ou algo assim”, explicou o médico.

Quando questionado sobre o tratamento, o médico explicou: “Hidratação, ou seja, muita água. Vale também fazer a receitinha do soro caseiro, porque vale a pena. Quando você tiver uma suspeita de dengue comprovada, você tem que beber água quatro vezes a mais do que você bebe normalmente”.


REPELENTE CASEIRO



APRENDA A FAZER O REPELENTE CASEIRO:
INGREDIENTE:
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da índia (10 gr)
1 vidro de óleo corporal (100ml)
MODO DE PREPARO
Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias, agitando de manhã e de tarde; depois pegue só o líquido dessa mistura e adicione o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Está pronto o repelente caseiro!
 
 Dr. Guilherme testou o repelente, provando que a receita realmente espanta o mosquito da dengue.
Alguns mosquitos paravam na minha mão, mas acabavam indo embora”, contou o médico para Ana Maria. “A gente não tem uma comprovação científica disso. Esse produto não tem nada químico, como os repelentes de mercado”, alertou a apresentadora.
Ana Maria convidou o Dr. Guilherme para uma conversa sobre a DENGUE (Site da Globo/programa mais você)




TODOS UNIDOS CONTRA A DENGUE

MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE


Ana Maria convidou o Dr. Guilherme para uma conversa sobre a DENGUE (Site da Globo/programa mais você)
1 – Ar condicionado e ventiladores matam o mosquito – mentira!
Quando se usa o ar condicionado a temperatura e a umidade baixam, isso inibe o mosquito. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Porém não morrerá. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento.
2 – Para matar os ovos do mosquito, basta secar os reservatórios de água parada – mentira!
Não é apenas o simples ato de secar os reservatórios de água parada que irá impedir o mosquito da dengue de se reproduzir. é preciso desinfetar com água sanitária, pois o ovo ainda pode ser manter “vivo” por mais de um ano sem água.
3 – Repelentes são fundamentais no combate à dengue – mentira!
Repelentes (este caseiro ou o industrializado) as velas de citronela ou andiroba, têm o efeito de afastar o mosquito e não eliminar.
4 – Tomar vitamina b afasta o mosquito – mentira!
Apesar de ser verdade, que o mosquito é atraído pelo gás carbônico exalado pela respiração da pessoa, a ingestão de vitamina b – alho ou cebola também – (que têm cheiro eliminado pela pele) não é uma medida eficaz de combate à dengue.
Tomar vitamina-b usado para afastar o “borrachudo” pode afastar mosquito, mais isso acontece de acordo com o metabolismo de cada pessoa, podendo até não ter efeito algum.
5 – Qualquer picada do mosquito transmite o vírus da doença – mentira!
Primeiramente é necessário que o mosquito esteja contaminado. Além disso, cerca de metade das pessoas picadas não desenvolvem a doença. Entre 20 e 50% vão desenvolver formas subclínicas da doença. ou seja, sem apresentar sintomas. Mesmo assim, é importante em caso de dúvida ou qualquer suspeita procurar o posto de saúde mais próximo.
6 – Borra de café na água das plantas mata os ovos do mosquito – mentira!
A borra de café só é eficaz no combate ao mosquito da dengue em quantidades muito elevadas. Na prática a larva do Aedes Aegypti se desenvolve em água suja de borra de café. Ao invés de usar a borra, tente eliminar os pratos dos vasos, ou coloque areia até as bordas. Lave também os pratos com bucha e sabão semanalmente. Isso sim é eficaz contra a dengue.
7 – As larvas do mosquito só se desenvolvem em água limpa – mentira!
Embora as fêmeas do Aedes Aegypti tenham preferência por depositar os ovos em recipientes com água limpa, elas também podem colocá-los em criadouros com água suja e parada. Então Para combater a dengue, o importante é acabar com qualquer reservatório de água parada, seja limpa ou suja.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Nossa Escola no Caminho das Artes

A EEFM Dona Clotilde Saraiva Coelho marcou presença em Fortaleza, na exposição : Caminho das Artes.


A nossa turma aproveitou muito ...
Valeu! Vocês fizeram uma ótima representação da nossa  escola!
Parabéns aos professores que conduziram tão bem a turma e parabéns aos alunos que deram um bom exemplo!



terça-feira, 5 de abril de 2011

ENTREVISTA DO MÊS

Além de inteligente, educado e amado pelos alunos, ele ganhou o título de MISTERIOSO, e é para desvendar esse mistério que os alunos resolveram entrevistar  o professor RONALDO!
                    
Alunos: Você gosta de sua profissão ou pensa em mudar de profissão?
Ronaldo: Ser professor não foi a primeira escolha profissional de minha vida. Contudo, após trabalhar, como professor voluntário de uma comunidade carente, decidi o que queria para o resto de minha vida. Não pretendo mudar de profissão. Gostaria, sim, de viver novas experiências profissionais (lecionar no ensino superior...)
Alunos: qual era a sua profissão ante de trabalhar como professor? Você batalhou muito para realizar seu sonho? Quem lhe ajudou?
Ronaldo: Era chefe de um setor em uma indústria de calçados. Tive muitas batalhas pessoais. Nem maiores nem menores que as de outras pessoas, Mas, o apoio da família e o exemplo de alguns professores foram decisivos.
Alunos : considera-se um bom professor de inglês?
Ronaldo: Sim
Alunos: O que significa sua profissão para você? Um prazer  ou um dever?
Ronaldo: Antes mesmo de se tornar minha profissão dar aulas sempre foi muito prazeroso. Entendo que devo zelar  pelo respeito e pela dignidade daqueles que comigo aprendem.
Alunos: você se considera exigente com seus alunos? 
Ronaldo: Sim
Alunos: E como os alunos reagem às suas exigências?
Ronaldo: Alguns vêem meu modo de ser como autoritarismo ou intransigência. Mas, percebo que a maioria me trata como alguém que se importa,que quer que eles sejam responsáveis, honestos, equilibrados e felizes.
Alunos: a maneira como você educa seus filhos é a mesma como educa seus alunos?
Ronaldo: Não. A relação entre pais e filhos é única, não se compara a nenhuma outra. Porém há pontos semelhantes.
Alunos: E como é sua relação com os alunos?
Ronaldo: Apesar dos atritos comuns a todos que convivem num mesmo espaço, acredito ter uma boa relação com a maioria dos alunos .
Alunos: Qual seu pensamento sobre ser amigo do aluno dentro e fora da escola?
Ronaldo: A relação de companheirismo entre aluno e professor não acaba nos portões da escola.


PERGUNTINHAS BÁSICAS:
EM QUAL FACULDADE SE FOUMOU URCA
QUAL TIME DE FUTEBOLFlamengo
COMIDA PREFERIDA galinha à cabidela
LUGAR QUE SONHA CONHECER - Europa
ALGUÉM QUE ADMIRAos garis
LIVRO PREFERIDOCaim (José Saramago)
MÚSICA PREFERIDASão muitas
FRASE PREFERIDA- “Tente, de novo e de novo, até que cordeiros se transformem em lobos.”
MENSAGEM PARA OS ALUNOS Bondade e conhecimento certamente não nos tornarão mais felizes. Mas, certamente nos deixarão mais fortes e resistentes para buscar a felicidade todos os dias.