sábado, 30 de abril de 2011

DENGUE: CADA PESSOA PRECISA FAZER SUA PARTE



Você sabia que , por ano, cerca de cem milhões de pessoas no mundo pegam dengue?
No Brasil, 16 estados estão correndo o risco de uma epidemia. Dr. Guilherme falou sobre os sintomas da doença: “A dengue tem um início súbito, a pessoa está bem e de repente ela tem uma febre e começa a passar mal, tem dores ao redor dos olhos, nas articulações, ou seja, mais na região ocular. Ela também vai ter dor no corpo, nas juntas, e começa a aparecer umas manchinhas vermelhas, mas isso já é sintoma de dengue hemorrágica”.

Qual a diferença entre os sintomas da dengue clássica e hemorrágica? “A dengue clássica apresenta dor de cabeça, no corpo, nas articulações, febre alta, pode ter diarréia e vômito. Se a dengue for hemorrágica, além desses sintomas, três ou quatro dias depois você pode sentir mais cansaço, sensação de desmaio ao se levantar e também perceber as manchinhas vermelhas. A dengue hemorrágica não é necessariamente uma hemorragia, você pode ter só um sangramento na gengiva, ou algo assim”, explicou o médico.

Quando questionado sobre o tratamento, o médico explicou: “Hidratação, ou seja, muita água. Vale também fazer a receitinha do soro caseiro, porque vale a pena. Quando você tiver uma suspeita de dengue comprovada, você tem que beber água quatro vezes a mais do que você bebe normalmente”.


REPELENTE CASEIRO



APRENDA A FAZER O REPELENTE CASEIRO:
INGREDIENTE:
1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da índia (10 gr)
1 vidro de óleo corporal (100ml)
MODO DE PREPARO
Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias, agitando de manhã e de tarde; depois pegue só o líquido dessa mistura e adicione o óleo corporal (pode ser de nenê, amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Está pronto o repelente caseiro!
 
 Dr. Guilherme testou o repelente, provando que a receita realmente espanta o mosquito da dengue.
Alguns mosquitos paravam na minha mão, mas acabavam indo embora”, contou o médico para Ana Maria. “A gente não tem uma comprovação científica disso. Esse produto não tem nada químico, como os repelentes de mercado”, alertou a apresentadora.
Ana Maria convidou o Dr. Guilherme para uma conversa sobre a DENGUE (Site da Globo/programa mais você)




Nenhum comentário:

Postar um comentário